IPVA São Paulo

Autor(a):

IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores cobrado pelos estados brasileiros. Portanto, o valor do IPVA varia de acordo com cada estado, variando de 1% a 6% a partir do valor estipulado pela Tabela FIPE. A Tabela FIPE estipula o preço médio dos automóveis a partir do valor de venda praticado no mercado. Alguns dos aspectos que determinam estes valores são o ano de fabricação do veículo, o seu modelo, cor e acessórios que o acompanham.

O IPVA São Paulo funciona com um calendário de datas de pagamento que apresenta alguns descontos. As opções de pagamento são: cota única até 22 de janeiro, com desconto de 3%, cota única até 24 de fevereiro, sem desconto ou até o dia 24 de março, com opção de parcelamento e sem desconto.

Se o proprietário de um veículo deixar de pagar o IPVA em São Paulo ele fica sujeito a uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após os 60 dias, o percentual de multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

O  Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é cobrado para diversos tipos de automóveis: carros, motos, aeronaves e embarcações. Aproximadamente 50% do valor arrecadado é destinado ao município em que o veículo foi licenciado e a outra metade é destinado para o estado e pode ser aplicado em diversas áreas como saúde e educação.

 

Programação financeira 

Todos os anos é a mesma história, diversos impostos e demandas financeiras como compra de material escolar, vem como uma avalanche no início do ano. Sabendo disso, podemos nos organizar ao longo do ano para chegar neste momento com recursos suficientes para arcar com essas despesas.

O primeiro passo é saber o valor total dos impostos e demandas financeiras que você terá no início do próximo ano. Para isso, basta analisar o seu entorno, se possui algum veículo, se possui casa própria e se tem dependentes que estudam e necessitam da compra de alguma demanda específica. Você pode usar os valores gastos no último ano como parâmetro, mas é necessário considerar um valor adicional de cerca de 15%, pois a tendência é um aumento do valor em cada ano.

Pegue então esse valor montante e divida pelos 12 meses, assim, você saberá o valor que precisa economizar em cada mês para chegar no início do próximo ano com o valor cheio. Normalmente o pagamento à vista tem um bom desconto, então além de chegar nessa época do ano com o dinheiro já separado para os pagamentos, provavelmente você ainda irá economizar um bom valor ao realizar esses pagamentos à vista.

Como emitir o IPVA?

Para saber o valor e emitir a guia de pagamento do IPVA, basta acessar o Portal da Fazendo do Governo de São Paulo e inserir o número do Renavam e a placa do seu veículo. A melhor opção para o pagamento é aproveitar o calendário de desconto, para isso, é preciso se programar com antecedência para ter o valor total da parcela única.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *