A escolaridade obrigatória em quase todos os países, da qual vai até os 16 anos de idade, além da principal dúvida sobre o que precisa para matricular na escola municipal.
Isso significa que durante 12 anos é esperado que uma criança vá para a escola e receba uma educação. Mas ninguém disse que ela que ficar feliz com isso.
A dura verdade é que há dias em que a escola pode parecer uma chatice, como você pode ler mais diretamente no noticianahora.com.br. Mas o que você deve fazer quando seu filho diz que ele odeia a escola?
Não há uma resposta. A experiência escolar de cada criança é diferente e cada criança terá suas próprias reações à sala de aula, especialmente durante a pandemia e demais problemas.
Razões pelas quais uma criança pode dizer que odeia a escola
Quando você ouvir uma criança dizer que ela odeia a escola, você precisa reconhecer que um grande número de coisas pode estar acontecendo.
Veja aqui informações completas sobre o Jovem Aprendiz do Senai!
Há preocupações legítimas que as crianças têm, especialmente quando vão para uma nova escola. Há tantas mudanças e sempre foi difícil adaptar para as novas escolas.
Mesmo que uma criança esteja na mesma escola que frequentou no ano anterior, retornar de uma situação de ensino à distância ou mesmo de um modelo híbrido pode chocar um aluno, independentemente da série em que ele esteja.
Se eles não têm certeza do que fazer durante o recreio ou estão tendo muitos problemas com as transições no ensino médio, isso pode ser muito estressante.
O medo de frequentar a escola pode ser tão simples quanto uma combinação problemas, desde os mais simples até os mais grandes quanto uma reação à injustiça racial, à falta de diversidade escolar e ao bullying.
Como lidar com a Ansiedade Escolar
A forma como os pais abordam o “ódio à escola” variará de acordo com a idade. Portanto, a reação dos pais deve se ajustar de acordo com essa especificidade.
Crianças pré-escolares
Para crianças pequenas, um ódio à escola pode vir de um ano passado em casa. Eles têm estado em casa com mamãe, papai, vovó, ou seja lá quem for seu cuidador, e por isso pode não ser tanto eles odiarem a escola, mas sim a sensação de que ‘eu realmente não quero te deixar'”. Para essas crianças, pode ser uma sensação de ‘aqui é onde me sinto confortável em nosso pequeno ninho seguro'”.
Não é necessariamente ‘eu odeio a escola'”. É mais um ‘Eu não quero estar longe de você'”.
Crianças do Ensino Fundamental
As crianças do ensino fundamental também podem estar tendo sentimentos semelhantes de ansiedade de separação. E se eles tiverem fortes habilidades verbais, os pais podem ouvir algo que se chama de pensamento catastrófico.
É aqui que as crianças (e vamos ser honestos, às vezes adultos) fabricam os piores cenários possíveis em suas mentes até que a situação se sinta insuportável.